domingo, março 12, 2006

Recordar Alice

Passam hoje 29 anos desde que a polícia entrou pelos estúdios da Rádio Alice e encerrou as suas emissões. O encerramento desta emissora significa muito mais do que simplesmente o fim de uma rádio, ainda para mais no contexto da chamada cacofonia italiana (expressão atribuída ao caso italiano por ter sido cenário para o aparecimento de milhares de emissoras piratas durante a “febre” das rádios livres na Europa).

A Rádio Alice representa um ícone da liberdade de expressão que o movimento das rádios livres significou. Assumiu-se sempre com um discurso alternativo e de confronto, como aliás se pode perceber a partir do texto lido na primeira emissão da Rádio Alice em Janeiro de 1976.

“Radio Alice emite: música, notícias, jardins em flor, conversas que não vêm ao caso, inventos, descobrimentos, receitas, horóscopos, filtros mágicos, amor, partes de guerra, fotografias, mensagens, massagens e mentiras”.

A emissora, que emitia para Bolonha, foi criada por um grupo de intelectuais denominado A/Travesso. Alice significava para muitos a representação simbólica de um absurdo que deveria vir à superfície no país das maravilhas, numa clara alusão à obra de Lewis Carroll.

Foi este discurso de confronto permanente que acabaria por ditar o encerramento das suas emissões.
A Rádio Alice anunciara a morte de Francesco Lorusso, um militante de extrema-esquerda. Por causa deste homicídio ocorreram várias manifestações em Bolonha. A Rádio Alice guiava os contestatários, recorrendo a um caricaturista de nome Bonvi, ouvinte da emissora, e que em directo dava indicações sobre a forma como a polícia tentava controlar os manifestantes.

“Bien, escuchen pues; la situación es todavia confusa, pêro lo magnifico es que la ciudad está reaccionando muy bien contra la provocación ...” (Parte da intervenção de Bonvi, citada por Umberto Eco)

Esta acção da emissora foi considerada pelas autoridades como subversiva e no dia 12 de Março de 1977 acabaria por encerrar as emissões da Rádio Alice.

O dia em que a polícia entrou nos estúdios da emissora e a encerrou pode ser recordado aqui.

Sem comentários: