segunda-feira, setembro 03, 2007

A Antena 1 sabe

Três notas breves para assinalar o regresso, depois de um período de férias. Todas da rádio que se ouviu neste 3 de Setembro.

A primeira - o uso e abuso que a Antena 1 faz da expressão "A Antena 1 sabe..." nos noticiários da estação. A propósito do assalto à dependência do BPI em Viseu, soube-se que eram três e não dois os assaltantes. Soube-se porque a Rádio no Ar de Viseu sabia, a TSF sabia e provavelmente outras rádios também sabiam, mas a Antena 1 não abdicou de referir que "A Antena 1 sabe que são três ...". A expressão dá a entender aos ouvintes que se trata de uma informação em exclusivo, (ou em primeira-mão) o que não correspondeu, pelo menos neste caso, à realidade. A Antena 1 fá-lo com frequência.

Segunda - O triunfo da rádios locais. Foi curioso verificar que TSF e Antena 1 colocaram no ar intervenções do mesmo repórter da Rádio no Ar de Viseu que acompanhava o caso do assalto à dependência do BPI.
A TSF recorreu ainda à Rádio Jornal do Fundão para obter as declarações de Marques Mendes a propósito de outro tema.

Terceira - Apreciei ouvir o Jornal de Desporto da Antena 1 às 18h e picos. Abrir com o Marítimo, mesmo num jornal temático, é coisa que vê (ouve) pouco. Raramente se escapa ao triângulo dos três grandes.

2 comentários:

Ana disse...

Professor Bonixe, julgo que se continua a atribuir pouca importância (ou pretígio) aos meios de comunicação local. Porém, na "pequenez" de Portugal existe um grande território a fervilhar de acontecimentos inesperados, e são, sem dúvida os jornalistas do local a chegarem primeiro. Já para não falar do conhecimento das fontes e dos locais dos acontecimentos que estes possuem (não sei se já reparou mas as pessoas ficam danadas quando um jornalista de "fora" pronuncia mal o nome da sua terra). A Rádio No Ar de Viseu é um bom exemplo de como se pode fazer uma rádio dedicada à informação, mesmo que essa rádio seja local.

Anónimo disse...

"A Antena 1 sabe", "a TSF sabe", ou apurou, ou mesmo "em declarações à TSF", quando estão todos os jornalistas presentes. São as bengalas que se usam, muitas vezes de forma desapropriada. De qualquer forma não posso afirmá-lo com 100% de certeza, mas creio ter sido a "Antena 1" a primeira a "saber" e a dizer que eram 3 e não 2 os procurados pela polícia. Pena é que o texto se tenha mantido de noticiário para noticiário e aí já perde todo o sentido, porque já "todos sabem"!
LM