terça-feira, março 31, 2009

Jornalismo de Ciência e Ambiente


O jornalismo de Ciência e de Ambiente vai estar amanhã em debate na Universidade do Minho. A iniciativa é do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e da Associação de Repórteres de Ciência e Ambiente.

Também se falará de rádio com José Pedro Frazão, editor da Rádio Renascença.

Via Jornalismo e Comunicação.

segunda-feira, março 30, 2009

A Antena 1 e a saúde offline

Uma nota positiva, e quanto a mim merecida, para a secção de saúde da Antena 1 e em particular para Jorge Correia. É na rádio pública que encontro maior cobertura noticiosa de assuntos de saúde fora do âmbito das políticas do governo para o sector.
Hoje de manhã ouviu-se um estudo, realizado em Portugal, sobre a relação entre o vírus herpes e o linfoma.

Uma nota negativa: estranhamente não encontro essa notícia no menu que o site da Antena 1 disponibiliza. Aliás, nem essa nem muitas outras que ouvimos nos noticiários da rádio.

Assim cai por terra a proposta da rádio pública para que possamos fazer o nosso próprio noticiário. No online é importante disponibilizar as ferramentas, mas também os conteúdos.

Act: 15h06. Agora a peça já lá está.

quarta-feira, março 25, 2009

Rádio no Twitter II

Depois da TSF e do Rádio Clube, há mais rádio no twitter:

94FM e a rádio pública: Antena 1; 2 e 3.

E ainda a Renascença e a
RFM que criaram contas, mas que não são actualizadas.

Se o número de rádios é ainda reduzido, a quantidade de jornalistas de rádio presentes no twitter é significativo, incluindo aqueles que utilizam esta plataforma para a divulgação dos programas que têm em antena.

Alguns exemplos: José Pedro Frazão; Carlos Vaz Marques; João Paulo Meneses; Nuno Domingues.
Há efectivamente um gosto especial pelo twitter que não encontramos nos blogues e muito menos nos podcasts.

Alguém um dia há-de estudar isto.

sábado, março 21, 2009

O anúncio da Antena 1

Já foi tudo dito sobre o anúncio da Antena 1. Apenas registo o meu acordo com a posição dos provedores da RDP e da RTP e congratulo-me por este caso demonstrar a utilidade das suas funções.

Sobre o anúncio em si, a intenção até pode ter sido a melhor, mas que caiu mal, caiu.

terça-feira, março 17, 2009

Museu da rádio

Já dei uma volta pelo Museu Virtual da Rádio. É interessante e vale a pena uma visita. Mas como tem sido assinalado noutros blogues, falta o Museu em espaço real.

domingo, março 08, 2009

Moçambique

Uma excelente janela que Rui Tukayana nos abriu sobre Moçambique. As reportagens passaram na rádio na semana passada. Quem não ouviu pode escutá-las no site da TSF. E como a rádio já não é só som, vale a pena espreitar as fotos.

quarta-feira, março 04, 2009

Noticiário à la carte na rádio pública

O site da RTP, no qual está a página da rádio pública, foi remodelado. É agora possível encontrar, de forma mais organizada e atractiva do ponto de vista gráfico, os sons da rádio.

Há uma inovação que é a possibilidade de o utilizador fazer o seu próprio noticiário, escolhendo os temas que considera mais interessantes e assim criar uma espécie de playlist de notícias.

A experimentar.