quarta-feira, setembro 29, 2010

Em Nome do Ouvinte

O programa do novo provedor da RDP, Mário Figueiredo, estreou na passada sexta-feira e está agora disponível para escutar online.

quarta-feira, setembro 22, 2010

Conferência sobre o futuro da rádio

Para assinalar os 75 anos da Rádio Pública em Portugal, a RTP vai organizar no dia 7 de Outubro uma conferência Internacional sobre a "Rádio em Portugal e o seu Futuro", que decorrerá na Universidade Lusófona.

Do programa, destaco o painel destinado a debater o "Futuro da Informação na Rádio" que contará com as participações de João Barreiros, Director de Informação de Rádio da RTP; Graça Franco, Directora de Informação da Renascença; Paulo Baldaia, Director de Informação da TSF e Emídio Rangel.

segunda-feira, setembro 20, 2010

Tese sobre rádios locais

É mais um contributo para o estudo das rádios locais portuguesas. Fica a ligação para a tese de mestrado da autoria de Maria José Teixeira Santana, com o título: As rádios locais no Norte de Portugal e na Galiza Dificuldades e desafios em ambos os lados da fronteira defendida na Universidade de Coimbra (2009).

sexta-feira, setembro 03, 2010

Cadeia de rádios locais

No regresso de outras ondas (que não as hertzianas), registo duas notas: a primeira que Nuno Domingues, uma das principais vozes da informação do Rádio Clube Português, estará agora na TSF. A outra nota retive-a do blogue Diário da Rádio e diz respeito a um projecto que começou a emitir recentemente. Trata-se da Cadeia Metropolitana de Rádios (CMR) que é constituída pelas rádios Lidador, Maia, 94.3, Voz de Santo Tirso, 98.4, Trofa, 107.8, Póvoa de Varzim, 89.0 e Aveiro FM, 96.5. A CMR vai emitir 13 horas de emissão em cadeia e 9 horas de emissão local, com a produção própria de sete noticiários locais / regionais, além de uma atenção especial ao desporto e à economia. A CMR também está online .

Estranhamente, há poucos projectos semelhantes a este entre as rádios locais portuguesas. Face às dificuldades crónicas que atravessam, seria uma excelente forma de gerar sinergias entre elas, continuando a oferecer informação e programação genuinamente locais.

Saúdo, por isso, este projecto.