Mostrar mensagens com a etiqueta Antena 1. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Antena 1. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, janeiro 24, 2012

A rádio pública, de novo

Escreve o PÚBLICO: Uma crónica crítica em relação a Angola, do jornalista Pedro Rosa Mendes, terá levado a RDP a acabar com o espaço de opinião "Este Tempo", da Antena 1.

Uma rádio pública credível e séria aos olhos dos seus ouvintes dispensa casos como este. Contra ela pendem sempre inúmeras suspeições, e situações como esta não ajudam a clarificar o seu papel insubstituível.

Entre aqueles que nada têm a comentar e os que dizem que já tudo estava decidido há muito tempo o que ficará neste caso, temo, é uma vez mais a ideia generalizada de uma rádio instrumentalizada pelo poder.

Mesmo que assim não seja, a rádio pública voltará a sofrer com isso.

A esperança é que o que aí vem (debates, inquéritos, etc.) nos possa dar alguma luz sobre o que realmente se passou neste caso!

Para já, Raquel Freire despediu-se assim do espaço "Este Tempo".

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Prémio para a reportagem radiofónica

A reportagem radiofónica está uma vez mais de parabéns. Desta vez foi o trabalho de Jorge Correia, da Antena 1, a receber um prémio.
A reportagem chama-se "Anatomia do Erro" e pode ser escutada aqui

Jorge Correia tem feito um trabalho notável de cobertura de assuntos de saúde na rádio pública.

terça-feira, abril 26, 2011

Na manhã da rádio...

... um excelente conjunto de pequenas reportagens a partir da aldeia de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro. Uma excelente viagem até ao país real onde a rádio cada vez menos vai. O trabalho é de Virgílio Castelo e ainda pode ser escutado na página da rádio pública.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

A Rede da Rádio

No dia 16, a Antena 1 estreia a Rede da Rádio, da autoria de Madalena Balça. Dela e de todos os que quiserem! O programa está no Facebook e ali convida-se os ciberouvintes a participar no programa.

A Rede da Rádio será construída com recurso à interação permanente com as redes sociais nomeadamente o Facebook, e assumirá um formato onde os seus conteúdos serão ou sugeridos ou produzidos pelos seus ouvintes/amigos.

terça-feira, janeiro 18, 2011

Cavaco e a rádio de serviço público

Cavaco Silva recusou, ao contrário dos outros candidatos, ser entrevistado na Antena 1. Maria Flor Pedroso, que conduziria a entrevista, colocou a informação no facebook e as reacções estão lá.

sexta-feira, maio 28, 2010

Quando o exclusivo se sobrepõe ao interesse

É motivo para pensarmos quando o exclusivo se sobrepõe ao interesse e novidade de um acontecimento.

O jornal de Desporto das 12h30 na Antena 1 abriu com veemência e repetido entusiasmo com a declaração perfeitamente esperada e normal num treinador de futebol português afirmando que "gostaria de treinar a selecção portuguesa".

O que é que estas declarações têm de especial para justificarem um tal destaque, mesmo num jornal temático? Só mesmo o facto de serem um exclusivo da estação que as emitiu. Bem vistas as coisas, se a pergunta for feita a qualquer treinador de futebol português, a resposta será inevitavelmente sempre a mesma. A notícia existe quando um deles disser que jamais quererá treinar a selecção de Portugal.

Mas quem ouviu o início do Jornal de Desporto ficou mesmo convencido que o acontecimento era importante!

A revelação está aqui.

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

A rádio no facebook II

TSF, Antena 1 e Rádio Clube, emissoras portuguesas (a par da Renascença) com maior aposta na informação, também estão no facebook.
A utilização que fazem da rede social é sobretudo ao nível das ligações para notícias disponíveis nos respectivos sites. A possibilidade dos utilizadores comentarem as notícias no facebook deve aqui ser assinalada, em particular no caso da rádio pública que não o permite no seu site.

Se é que conta para alguma coisa, a TSF é a emissora com mais fãs, depois a Antena 1 e finalmente o Rádio Clube.



quarta-feira, fevereiro 03, 2010

A rádio, o provedor e as novas tecnologias

O Provedor do Ouvinte da RDP iniciou no última semana uma conversa com o director-adjunto de Novos Formatos da RTP, Jorge Alexandre Lopes, sobre o papel da rádio no contexto das novas tecnologias. O primeiro programa está aqui. Adelino Gomes prossegue a conversa que pode ser escuta na sexta-feira em antena.

Já que é de rádio e novas tecnologias que se fala, parece-me adequado que o programa do provedor seja disponibilizado online, mesmo antes de ser ouvido em todos canais da RDP, como actualmente acontece.

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Manhãs da Antena 1 renovadas

A Antena 1 iniciou hoje um novo formato no período da manhã.
Entre as novidades, destaca-se naturalmente a presença da dupla António Macedo e Ricardo Alexandre, mas há também um novo Conselho Superior com Paula Teixeira da Cruz, Ana Gomes e Miguel Portas. Mantêm-se Bagão Félix e Octávio Teixeira. A edição dos noticiários mantém-se com Daniel Belo.
As manhãs prolongam-se até às 11 horas. Hoje terminou com o "remix" dos sons da manhã.

Interessante é também o olhar pelas redes sociais feito por Ricardo Alexandre e a conversa que este manterá com cinco novos comentadores: António Granado, Pedro Rosa Mendes, Raquel Freire, Gonçalo Cadilhe e Rita Matos.
É positivo que a renovação das Manhãs da Antena 1 não tenha terminado com a única revista de imprensa que vale mesmo a pena ouvir (com João Paulo Guerra), mas tenho pena que a ronda pelos correspondentes no estrangeiro tenha em definitivo acabado.

Há também novidades na Antena Aberta espaço ao qual regressa Eduarda Maio.

Pode ter sido por ser segunda-feira (as agendas são mais fraquitas) mas os noticiários da manhã foram hoje mais curtos.


A par da renovação na versão hertziana, a Antena 1 começou a apostar também nas redes sociais. Ao twitter, a rádio pública juntou, desde há alguns dias, o Facebook.

terça-feira, janeiro 26, 2010

A rádio pública e as notícias no Mundo

Quando apareceram pareceram-me uma excelente ideia. Trazer para antena no espaço dos noticiários da manhã o que é notícia no Mundo pela voz dos vários correspondentes no estrangeiro da Antena 1. Era a possibilidade de escutar outros temas que normalmente não são notícia. A prática coincidiu com a entrada de Eduarda Maio para a edição dos noticiários da manhã da rádio pública. Ultimamente não tenho escutado. Se for em definitivo é um passo atrás.

quinta-feira, setembro 03, 2009

O prontuário sonoro da RDP

É sem dúvida uma ideia que merece o meu aplauso: a RDP está a aplicar um Prontuário Sonoro.

A iniciativa, que de momento é acessível apenas aos jornalistas da RDP através da intranet, partiu do fundador do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, José Mário Costa e está a ser colocada em prática por João Alferes Gonçalves e Eduardo Oliveira e Silva. Adelino Gomes, provedor do Ouvinte, dedicará o programa de amanhã Em Nome do Ouvinte ao tema.

Trata-se, efectivamente, de uma excelente ideia que permitirá, espera-se, uniformizar a forma como se pronunciam determinadas palavras na rádio pública.

De facto, há algo que me tem feito alguma confusão na rádio portuguesa: são raros os documentos contendo regras internas como estatutos editoriais, livros de estilo, formas próprias de construção das notícias, entre outros. Também por isso, este Prontuário é muito bem vindo.

terça-feira, abril 28, 2009

Novo site da Antena 1

Depois de ter introduzido no início do ano novas funcionalidades, a Antena 1 apresenta-se agora com um site totalmente renovado.

terça-feira, abril 21, 2009

Camilo

Na Antena Aberta desta manhã ouviram-se comentários de Camilo Lourenço. No Rádio Clube durante a semana ouve-se Camilo Lourenço. Para além da rádio, ouve-se na RTP Camilo Lourenço.

Têm razão os que defendem que o pluralismo nos media deve ser visto para além das questões políticas, alargando-se o conceito a outras esferas da vida pública.

segunda-feira, março 30, 2009

A Antena 1 e a saúde offline

Uma nota positiva, e quanto a mim merecida, para a secção de saúde da Antena 1 e em particular para Jorge Correia. É na rádio pública que encontro maior cobertura noticiosa de assuntos de saúde fora do âmbito das políticas do governo para o sector.
Hoje de manhã ouviu-se um estudo, realizado em Portugal, sobre a relação entre o vírus herpes e o linfoma.

Uma nota negativa: estranhamente não encontro essa notícia no menu que o site da Antena 1 disponibiliza. Aliás, nem essa nem muitas outras que ouvimos nos noticiários da rádio.

Assim cai por terra a proposta da rádio pública para que possamos fazer o nosso próprio noticiário. No online é importante disponibilizar as ferramentas, mas também os conteúdos.

Act: 15h06. Agora a peça já lá está.

sábado, março 21, 2009

O anúncio da Antena 1

Já foi tudo dito sobre o anúncio da Antena 1. Apenas registo o meu acordo com a posição dos provedores da RDP e da RTP e congratulo-me por este caso demonstrar a utilidade das suas funções.

Sobre o anúncio em si, a intenção até pode ter sido a melhor, mas que caiu mal, caiu.

quarta-feira, março 04, 2009

Noticiário à la carte na rádio pública

O site da RTP, no qual está a página da rádio pública, foi remodelado. É agora possível encontrar, de forma mais organizada e atractiva do ponto de vista gráfico, os sons da rádio.

Há uma inovação que é a possibilidade de o utilizador fazer o seu próprio noticiário, escolhendo os temas que considera mais interessantes e assim criar uma espécie de playlist de notícias.

A experimentar.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Outros sons nas notícias

Os noticiários da rádio são normalmente espaços muito fechados em termos de agenda. Há pouco tempo para dizer as coisas e o que se diz segue, por regra, os grandes temas da actualidade.

Por isso, é sempre de elogiar quando há tentativas das redacções para introduzir novas temáticas que nos forneçam uma visão mais alargada e diversificada do país e do mundo. A opção da actual equipa da manhã da Antena 1 de fazer uma ronda por dois correspondentes internacionais que relatam o que é notícia nos respectivos países parece-me acertada.

Mas queria sublinhar o trabalho do jornalista Rui Miguel Silva naquilo a que a TSF chamou de Dodge Journey. Trata-se de uma iniciativa à qual já aqui me referi por pretender potenciar a presença da rádio na Internet. O repórter percorre o país à descoberta de "estórias" que normalmente não são "estória" na rádio e vai actualizando um blogue. Pontualmente, essas notícias chegam à rádio e aos noticiários. E resulta bem. Há novos protagonistas, novas vozes, temas diferentes e isso é bom. Hoje, e só ouvi na TSF, Rui Miguel Silva puxou por uma "estória" que conta que o Carnaval da Mealhada vai ter de pagar pela primeira vez, em 30 anos de existência,impostos.