O final de Setembro e o início de Outubro têm trazido novidades para a rádio portuguesa.
Novidade Um - A renovação da
Rádio Renascença com o objectivo de captar novos ouvintes na faixa etária entre os 35 e os 54 anos. Daquilo que já ouvi, noto alterações na programação musical que me parece mais próxima de outras rádios e no excesso de personalização da locução (própria das rádios dirigidas a um público mais jovem). Se é audiências que a RR quer, pode ser que cumpra os objectivos, pois a aposta é num formato padronizado. Esbatem-se as diferenças entre rádios. Cada vez mais.
Novidade Dois - A
TSF apresentou a nova grelha de programação. Mais comentário (embora com as vozes de sempre), um novo programa de entrevistas e um outro com o título sugestivo: "Mais cedo ou mais tarde - poderia ser notícia" com apresentação de
João Paulo Menezes. Já ouvi e achei interessante. A renovação do discurso é, do meu ponto de vista, sempre positivo. Na verdade JPM leva à antena temas e vozes que nunca seriam notícia. É bom que apareçam.
Já agora João Paulo, o Rádio.com volta ou não volta ?
Novidade Três (ou a confirmação UM) - O
Rádio Clube Português vai ser uma rádio de informação. A partir de Janeiro. O projecto, conta o
JN, será apresentado no dia 22 de Novembro. O mesmo jornal adianta que já estão a ser contratados jornalistas. Já se esperava. Vamos ver no que dá, mas para quem gosta de informação na rádio, a notícia é positiva.
Novidade Quatro (ou a confirmação Dois) - Sintra perdeu mesmo a sua rádio local. De acordo com o Meios e Publicidade, a Rádio Ocidente “vai ser uma rádio rejuvenescida e inserida no projecto da Mega FM”. O que é que isto quer dizer ?
Act.
Quer dizer, segundo o Jornal Público e o Diário Digital, que se trata da Rádio Mega Sintra e que deverá estar no ar dentro de três semanas. Terá uma vertente de informação local virada para o concelho de Sintra.
Novidade Cinco - A Rádio Renascença está a ponderar a criação de um quarto canal destinado a um público sénior.