quinta-feira, dezembro 07, 2006

Mais sobre o novo RCP

A conta gotas vamos conhecendo mais alguns pormenores acerca do projecto do novo Rádio Clube.

No programa Clube de Jornalistas, Luís Osório, director da estação, para além de ter adiantado o nome do pivot das manhãs informativas, João Adelino Faria, que será também director-adjunto, anunciou que já foi contratado outro jornalista para as noites, que Osório pretende que sejam "um espaço nobre e de culto na rádio em Portugal".

Outra informação que me parece relevante é o facto do Rádio Clube passar a desdobrar as suas emissões em programas locais a emitir, entre as 12 e as 17h, em cada uma das emissoras locais pertencentes ao RCP.

De acordo com o jornal Público, as manhãs informativas do Rádio Clube vão estender-se até às 12h, quando o mais comum é terminarem depois do noticiário das 10h.

Julgo, contudo, que o mais importante é verificar o que o Rádio Clube fará na prática com tantas ideias e em relação a um aspecto em particular: as potencialidades do meio Rádio para marcar a agenda do dia.

Ribeiro Cardoso, o pivot deste programa do Clube de Jornalistas, introduziu o tema: As rádios abrem noticiários com as manchetes dos jornais. Osório concordou: "A rádio deixou de ter notícias próprias. A agenda da rádio é a agenda das agendas".

É injusto generalizar, mas em boa parte isso sucede e, por isso, a verdadeira pedrada no charco na informação radiofónica em Portugal, julgo, deverá passar por inverter esse cenário.

2 comentários:

Anónimo disse...

A questão da «agenda própria» parece-me fundamental. Osório tentou na Capital... agora tentará, de novo, no RCP. E coloca um desafio a si próprio (e aos "seus"): ser «a rádio de influência dos portugueses» no espaço de «2 anos».
Se não conseguir... acho que vai sair "queimado"...
RC

Anónimo disse...

As emissoras 'associadas' da agora RCP, ex-Nostalgia, já têm emissões 'desdobradas'. A lei penso que impõe. O que se faz em Aveiro p.ex. Com animação com música de play list feita em Lx - gravado - e alguns notíciários feitos pela única jornalista (sem reportagem, com notícias de recortes de imprensa). Ao fim de semana, tudo previamente gravado.