quarta-feira, julho 29, 2009

Vítor Moura dirige Rádio Clube

Há mais novidades no Rádio Clube: Vítor Moura, que apresentava o Grande Jornal à hora do almoço, passa a assumir a direcção da estação e Miguel Gil, administrador da Media Capital, nega que o Rádio Clube vá mudar o seu formato, passando a dar mais peso aos conteúdos musicais.

3 comentários:

José I. disse...

Sou um leitor atento deste blogue e aprecio os comentários do seu autor, Luís Bonixe.
Gostava de conhecer a opinião que o professor tem da programação das rádios espanholas (RNE, COPE, Onda Cero, SER e Punto Radio).
Pensa que se este modelo fosse implementado no RCP (tal nunca chegou a acontecer, sejamos realistas) ou noutra estação qualquer, teria algum sucesso em Portugal?
Será impossível termos em portugal uma emissora de rádio como a BBC Radio 4?

Muito obrigado

Luis Bonixe disse...

Viva José,
Obrigado pelo seu comentário.

A meu ver é sempre complicado fazer "transferências" deste tipo. Uma rádio não actua de forma isolada. Ela existe em função de uma comunidade (com história, costumes, cultura, etc) onde se insere, por isso o que resulta em Espanha poderá não resultar em Portugal. Por outro lado, o cenário da rádio em Espanha é de forma evidente muito diferente daquilo que sucede em Portugal. Veja o caso das rádios locais!!!
A importação de formatos poderá ter sido o primeiro erro do novo RCP, ainda para mais apostando num modelo muito próximo de uma rádio de informação quando se sabe que em Portugal a informação radiofónica não é propriamente aquilo que os ouvintes mais procuram.

Abraço e volte sempre

José I. disse...

Bem-haja pela sua resposta e refexão.

A verdade é que, sendo espanhol, não consigo habituar-me às "play-lists" que ocupam o tempo em estações como a Antena 1. Não percebo a razão desses "espaços de continuidade". Preferia que fossem preenchidos por programas, tertúlias, debates, entrevistas...

Um abraço