terça-feira, fevereiro 03, 2009

Outros sons nas notícias

Os noticiários da rádio são normalmente espaços muito fechados em termos de agenda. Há pouco tempo para dizer as coisas e o que se diz segue, por regra, os grandes temas da actualidade.

Por isso, é sempre de elogiar quando há tentativas das redacções para introduzir novas temáticas que nos forneçam uma visão mais alargada e diversificada do país e do mundo. A opção da actual equipa da manhã da Antena 1 de fazer uma ronda por dois correspondentes internacionais que relatam o que é notícia nos respectivos países parece-me acertada.

Mas queria sublinhar o trabalho do jornalista Rui Miguel Silva naquilo a que a TSF chamou de Dodge Journey. Trata-se de uma iniciativa à qual já aqui me referi por pretender potenciar a presença da rádio na Internet. O repórter percorre o país à descoberta de "estórias" que normalmente não são "estória" na rádio e vai actualizando um blogue. Pontualmente, essas notícias chegam à rádio e aos noticiários. E resulta bem. Há novos protagonistas, novas vozes, temas diferentes e isso é bom. Hoje, e só ouvi na TSF, Rui Miguel Silva puxou por uma "estória" que conta que o Carnaval da Mealhada vai ter de pagar pela primeira vez, em 30 anos de existência,impostos.

Sem comentários: