quarta-feira, dezembro 28, 2005

Norte ouve mais rádio do que o sul


De acordo com o Bareme Rádio da Markest, a região Norte do país, em particular o Grande Porto, foi onde se ouviu mais rádio durante o primeiro semestre de 2005. Os resultados mostram que a audiência acumulada de véspera é de 59.9%.
"Numa análise por regiões, é possível ver como são os residentes no Grande Porto e no Litoral Norte os que apresentam maior consumo deste meio, com 66.2% e 65.5%, respectivamente. Pelo contrário, no Sul observam-se as taxas mais baixas, de 53.9%.
A região da Grande Lisboa apresenta o mesmo valor do Interior Norte, com 58.5% de audiência acumulada de véspera, enquanto no Litoral Centro este indicador baixa para os 57.1%".
O estudo da Markest mostra ainda o grau de afinidade dos ouvintes em relação aos grupos de rádios. Verifica-se que as rádios do grupo Media Capital (Comercial, RCP etc) têm maior afinidade positiva no sul do país e no Grande Porto. O grupo RDP fá-lo sobretudo no litoral norte e sul do país, a Renascença no norte de Portugal, enquanto que a TSF registou maior afinidade, aliás como seria de esperar tendo em conta as condições de recepção, no norte e na Grande Lisboa.
Os mapas (o que aqui se apresenta e outros) e o estudo A geografia da rádio.

Sem comentários: