sexta-feira, dezembro 30, 2005

Revista do ano na TSF e a rádio em 2005

A revista do ano feita pela TSF é um interessante documento sonoro a não perder. Um excelente exemplo daquilo que se pode fazer no jornalismo radiofónico. A selecção de acontecimentos é, como todas as selecções, passível de discussão, mas julgo que estão lá as principas ocorrências que mereceram cobertura daquela rádio durante o ano que agora termina.
A política nacional, a internacional, o desporto, a ciência...
Merece um sublinhado especial o tratamento estético que é dado à peça. A própria voz de Fernando Alves, só por si, faz com que o ouvinte se cole à rádio para ouvir aquilo que afinal já tinha ouvido durante o ano. A ausência de novidade, própria deste tipo de peças jornalísticas, é muito bem compensada pela mais-valia conferida pelos sons, pela palavra, pela música e pelos silêncios O resultado é um produto harmonioso a ouvir, seguramente também online.

Afinal, se uma imagem vale mil palavras, quantas vale um som ?!!!

A rádio em 2005
2005 também trouxe novidades para a rádio. Aqui ficam, algumas, que representam, necessariamente a visão do blogueiro.

1) A criação dos provedores da televisão e da rádio públicas. Ainda não se conhecem os nomes, mas a iniciativa é de salutar.

2) A entrada dos espanhóis da Prisa no mercado português. 2006 deverá trazer algumas novidades neste sector. A propósito o DN aborda hoje o tema, referindo o nome de Emídio Rangel como o principal "candidato" a encabeçar "a reformatação das rádios do grupo" e a criar uma rádio informativa.

3) 2005 trouxe ainda o incremento da discussão em torno do podcasting. Uma nova forma de fazer rádio? Programas de "rádio" que não são rádio ? Uma linguagem diferente para a rádio tradicional ? Uma ameaça para a rádio tal como a conhecemos ? Uma ameaça para o DAB? Talvez o ano que vai começar possa trazer algumas respostas. Uma passagem por alguns directórios contei 22 podcasts portugueses. Haverá mais. As rádios do grupo Media Capital já disponibilizam programas em podcast. A TSF prepara-se para fazer o mesmo. A rádio pública norte-americana tornou-se em dois meses campeã na "modalidade". Alguns exemplos que merecem uma reflexão de todos os interessados.

4) A fechar o ano, merece ainda destaque a lei que estabelece a passagem de quotas de música portuguesa nas rádios portuguesas. Um tema já referido neste blogue. E também no Netfm , no Jornalismo e Comunicação , no Indústrias Culturais e ainda no Blogouve-se.

5) Deixaram-nos dois grandes homens da rádio: Jorge Perestrelo e Matos Maia.

6) A TSF fez a primeira emissão de rádio para surdos. Foi no dia 7 de Abril de 2005, no âmbito da Feira das Capacidades que decorreu na Moita. A emissão decorreu entre as 8 e as 22 horas e incluiu espaços como a Manhã informativa da TSF, o Fórum TSF, o Fórum Mulher, a Tarde informativa da TSF e o Relato de futebol Newcastle – Sporting. Histórico.

A memória do blogueiro esgota-se aqui. Aceitam-se sugestões !!!

Sem comentários: