sábado, dezembro 29, 2007

Votos para 2008

- Assistiremos à consolidação da aposta da Renascença no multimédia. 2007 marcou o lançamento de iniciativas muito interessantes neste capítulo como são os casos do Pagina Um, da inclusão de reportagens em vídeo e de infografia animada. O Grupo Reanscença anunciou que em 2008 irá lançar canais temáticos online. Ficaremos à espera.

- A Antena 1 também deu um importante contributo no campo do multimédia emitindo pela primeira vez relatos exclusivos na internet. E já agora a TSF que a propósito do programa de entrevistas “Discurso Directo” começou a disponibilizar vídeos no seu site. Experiências que devem ter seguimento em 2008.

- De regresso ao universo da Renascença, esperamos pela tal rádio dirigida ao público sénior. Também se aguarda para 2008 mais novidades acerca da TSF, cujo grupo a que pertence, a Controlinveste, anunciou a criação de novos canais.

- E a Record FM já começou a emitir em 107.7?

- 2008 será ainda o ano da revisão da Lei da Rádio
Certamente que estará em cima da mesa um sem-número de propostas de alteração da actual lei. Espera-se uma lei virada para os desafios do online e da digitalização e que dê coerência à tipologia da rádio portuguesa. Não se pode continuar a chamar rádios locais a todas as emissoras que têm uma frequência local. Mas o jornalismo, mesmo nas rádios locais, deve continuar a ser assegurado por jornalistas.

- 2008 dir-nos-à quem será o próximo provedor do ouvinte da RDP. José Nuno Martins já deu a entender que não pretende continuar no cargo (é bom que o próximo provedor seja um académico). JNM é provedor da RDP desde Abril de 2006. Completará, pois, este ano os dois anos de mandato.

- Deverá ser a prova de fogo do Rádio Clube. Depois da entrada em 2007 com um conjunto de propostas, algumas delas muito interessantes, as audiências acabaram por não corresponder, seguramente, ao que os seus responsáveis desejariam. A meio de 2007 já se sentiram alterações: mudaram as tardes, alguns espaços do fim-de-semana e foi nomeado um novo director de informação. Os profissionais e o maior grupo de rádios em Portugal hão-de querer mais em 2008. Aliás, anunciaram que querem mais.

- Aguardamos ainda para 2008 o arranque do arquivo sonoro online da RDP

O blogueiro deseja um excelente 2008 para todos.

domingo, dezembro 09, 2007

Quando a rádio marca a agenda...

... já não são muitos os exemplos que a rádio do contexto multimediático em que vivemos nos dá.
Tenho reparado, contudo, que por entre notícias repescadas dos jornais e a cobertura de serviços de agenda, a rádio, neste caso a TSF, tem conseguido colocar temas nos noticiários de outros media (em particular a televisão).

Refiro-me ao programa "Discurso Directo". Primeiro a entrevista a Durão Barroso. Depois Mário Soares e este fim-de-semana Rui Pereira. A rádio forneceu os sons e como cada vez menos isso sucede julgo ser de assinalar.

O programa conduzido por José Fragoso e João Marcelino, que resulta de uma parceria entre a TSF e o DN, mereceu também uma inovação no site da emissora.

terça-feira, dezembro 04, 2007

Reportagem TSF

É uma falha imperdoável. Ainda aqui não se tinha destacado um dos espaços mais importantes e, infelizmente, escassos da rádio portuguesa.

A Reportagem TSF é um elogio ao jornalismo radiofónico.
Bons temas. Outras vozes e excelentes trabalhos jornalísticos.
Tal como diz Cebrian Herreros, a reportagem radiofónica é o género que melhor aproveita as potencialidades sonoras do meio.
Os tempos que correm não estão para isso. Há menos jornalistas nas redacções e os que estão têm, sobretudo, que acorrer à actualidade previsivel, marcada por antecedência na agenda. Mesmo na rádio é assim!

Poucas redacções se dão ao luxo de "prescindir" de um jornalista para trabalhar durante uma, duas, três semanas num único tema.

Sugiro apenas dois bons trabalhos:

O Meu Filho Chocolate
e
Um Metro de Vida

segunda-feira, dezembro 03, 2007

E a rádio renasce ...

Em dia de aniversário do Rádio e Jornalismo aqui fica a ligação para um bom texto de Gustavo Cardoso.

A Terceira Vida da Rádio

O meu obrigado aos que por aqui têm passado.