Mostrar mensagens com a etiqueta Reportagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Reportagem. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, março 01, 2012

Mais um prémio para a reportagem TSF

Pela terceira vez, os meus parabéns a Ana Catarina Santos e Luís Borges pela reportagem "Vermelho da Cor do Céu", vencedora do prémio Dignitas.

São merecidos.

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Prémio para a reportagem radiofónica

A reportagem radiofónica está uma vez mais de parabéns. Desta vez foi o trabalho de Jorge Correia, da Antena 1, a receber um prémio.
A reportagem chama-se "Anatomia do Erro" e pode ser escutada aqui

Jorge Correia tem feito um trabalho notável de cobertura de assuntos de saúde na rádio pública.

segunda-feira, novembro 07, 2011

Vermelho da cor do céu

Ana Catarina Santos começa a distinguir-se no campo da reportagem radiofónica. Se não me falham as contas, recebe o terceiro prémio neste tipo de trabalhos.

"Vermelho da cor do céu" é uma excelente reportagem, comovente e que joga na perfeição com o que de melhor a rádio tem. Sobre este trabalho, escrevi depois de o ter escutado.

Quem não ouviu, tem mesmo que ouvir.

Os meus parabéns aos autores, Ana Catarina Santos e Luís Borges.

terça-feira, maio 24, 2011

Ainda bem que não há vídeo

Só agora pude escutar o excelente trabalho de reportagem de Ana Catarina Santos, emitida na passada 5ª feira, na TSF (Vantagem da rádio na Internet!).

Ana Catarina Santos tem colocado em prática um estilo próprio que potencia ao máximo os aspectos emocionais do objecto reportado. Tal como em trabalhos anteriores, o resultado final resulta muito positivo.

"Vermelho da Cor do Céu" mostra-nos o mundo de quem não vê e há ali revelações que impressionam pela simplicidade.
- "Sabe qual é a cor dos seus olhos?"
- "Não"
- "Posso dizer-lhe?"

Os trabalhos de reportagem da TSF costumam dar-nos excelentes exemplos da linguagem sonora da rádio. O trabalho de sonoplastia, muitas vezes relegado para segundo plano, é muito bom e isso ajuda a envolver e a transportar o ouvinte para o mundo daquilo que é reportado.

Este trabalho mais recente da Ana Catarina Santos e Luís Borges é mais um contributo para se perceber a riqueza da reportagem radiofónica.

E acho muito bem que desta vez não haja vídeo no site!

Para escutar: aqui

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

... e menção honrosa para a Renascença

À reportagem de Filomena Barros sobre Casos de Sucessos do Rendimento Social de Inserção emitida no programa Espaço Aberto, na Renascença, foi atribuída uma Menção Honrosa do Prémio Paridade, um prémio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Parabéns à autora.

Não deixa de ser curioso que sendo a rádio conotada com informação imediata e em directo, é nos trabalhos de fundo que acaba por ser reconhecida.

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Missão Haiti

Um prémio para o bom jornalismo que se faz. Neste caso na rádio.
A reportagem Missão Haiti foi galardoada com o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha.

Parabéns aos autores João Francisco Guerreiro e Luís Borges.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Reportagem TSF

A reportagem TSF recebeu mais um prémio. Desta vez foi o trabalho de Maria Augusta Casaca e João Félix Pereira intitulado "O Silêncio dos Dias".

O prémio foi atribuído pela Associação Portuguesa de Deficientes.

A reportagem está aqui.

Parabéns aos vencedores.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Prémio da Unesco para a TSF

A reportagem "Os Filhos da Solidão", que aborda a violência sobre os idosos, de Ana Catarina Santos e Mesicles Hélin, da TSF, ganhou uma menção honrosa da Unesco. Já aqui tinha feito referência à excelência deste trabalho.
É uma reportagem diferente, mesmo dentro da diferença que são as reportagens da TSF. A forma como os autores jogam com os sons e as palavras é magnífica. Para quem acha que a linguagem radiofónica é pobre por apenas viver do som, tem que ouvir este trabalho.

Em entrevista que me concedeu para a JJ, Ana Catarina Santos referia o seguinte sobre este seu trabalho: "É daqueles temas que se não temos cuidado resvalamos com facilidade para a lamechice. Acho que consegui evitar isso”. Não só não o fez como resultou num magnífico trabalho de jornalismo radiofónico.

Os meus parabéns aos autores, à TSF e já agora ao João Paulo Baltazar pelo magnífico trabalho que fez enquanto coordenador dos trabalhos de reportagem daquela estação.

A reportagem está aqui.

terça-feira, dezembro 29, 2009

segunda-feira, novembro 09, 2009

O Muro de Berlim na RR

Que o futuro da rádio está na Internet parece já uma frase redutora de tão dita que tem sido. Mas a realidade portuguesa mostra-nos que, pelo menos no campo da informação, nem sempre esse discurso é acompanhado pelo investimento em recursos humanos, utilização de ferramentas ou até criatividade...

Não me parece ser o caso da Renascença que tem feito uma aposta muito séria na sua presença online.

A reportagem multimédia que assinala os 20 anos da queda do Muro de Berlim é disso um excelente exemplo.

Para ver Muro de Berlim 20 Anos

domingo, setembro 20, 2009

Mais um prémio para o jornalismo radiofónico

A reportagem radiofónica recebeu mais um prémio. Desta vez foi o trabalho de José Milheiro intitulado "Ideias de futuro".

Registo o facto da reportagem de rádio continuar a ser o principal veiculo de promoção do jornalismo radiofónico com a obtenção de vários prémios. Neste campo, a TSF tem-se destacado, mas é também justo sublinhar o esforço que a Antena 1 tem feito nos últimos tempos para a realização de mais trabalhos de fundo.

A reportagem agora premiada pode ser escutada aqui.

terça-feira, junho 16, 2009

Os Filhos da Solidão

Mesmo sem o prémio era já uma reportagem a não perder. Os Filhos da Solidão, de Ana Catarina Santos e Mésicles Helin é um excelente trabalho jornalístico de rádio, daqueles que apetece ouvir e voltar a ouvir.

Com este trabalho, Ana Catarina Santos sublinha, a meu ver, um estilo próprio que aplica muito bem nos seus trabalhos de reportagem na rádio. Gosto de escutar, de vez em quando, uma outra reportagem, também premiada, da mesma autora, sobre o ensino recorrente numa localidade do interior do Alentejo. Já lá vão uns anitos... mas é interessante observar os sons, a locução e a ilustração que os testemunhos emprestam ao trabalho.

Parabéns aos autores.

A reportagem agora premiada pela AMI está aqui: Os Filhos da Solidão

terça-feira, dezembro 04, 2007

Reportagem TSF

É uma falha imperdoável. Ainda aqui não se tinha destacado um dos espaços mais importantes e, infelizmente, escassos da rádio portuguesa.

A Reportagem TSF é um elogio ao jornalismo radiofónico.
Bons temas. Outras vozes e excelentes trabalhos jornalísticos.
Tal como diz Cebrian Herreros, a reportagem radiofónica é o género que melhor aproveita as potencialidades sonoras do meio.
Os tempos que correm não estão para isso. Há menos jornalistas nas redacções e os que estão têm, sobretudo, que acorrer à actualidade previsivel, marcada por antecedência na agenda. Mesmo na rádio é assim!

Poucas redacções se dão ao luxo de "prescindir" de um jornalista para trabalhar durante uma, duas, três semanas num único tema.

Sugiro apenas dois bons trabalhos:

O Meu Filho Chocolate
e
Um Metro de Vida