terça-feira, abril 04, 2006

Onda Livre há 27 anos

O fim do franquismo coincide com o início da luta pela liberalização das ondas em Espanha. O exercício da radiodifusão esteve sempre centralizada no Estado, protegido por leis que favoreciam um cenário de monopólio.
Tratava-se, como descreve Emili Prado (1982), de uma rádio que “entretinha embrutecendo” referindo-se à programação onde sobressaíam programas com música comercial e consultórios para o auditório feminino.

O governo espanhol acabaria por abrir algumas concessões à iniciativa privada, mas tratou-se de uma abertura limitada, uma vez que estas novas emissoras, que aceitaram sem reservas as regras do jogo, eram obrigadas a recorrer à Rádio Nacional de Espanha(RNE), que detinha a exclusividade da informação, para transmitir os noticiários.


Com a morte de Franco dá-se o boom da rádio em território espanhol. O primeiro passo foi dado em Outubro de 1977 com a liberalização da informação radiofónica. Nessa altura, as cadeias privadas passaram a ter liberdade para fazer os seus próprios noticiários sem a obrigação de recorrer à RNE.

Mas a liberalização das ondas em Espanha teve também argumentos de ordem política, nomeadamente pela necessidade de acatar os acordos internacionais de distribuição de frequências, uma medida essencial para Espanha, envolvida que estava no processo de integração europeia.

É neste contexto que aparecem por todo o país no final da década de 70, princípio de 80, várias emissoras livres.

A criação da Ona Lliure (onda Livre) significa um dos marcos decisivos para o florescimento das Rádios Livres em Espanha. A sua primeira emissão aconteceu no dia 4 de Abril de 1979, faz hoje precisamente 27 anos.

A Ona Lliure foi criada por um grupo constituído por estudantes de ciências da informação, ecologistas, homossexuais, feministas e tinha como principal objectivo fundar um movimento pela liberalização das rádios livres em Espanha.

Lia-se num comunicado da Ona Lliure:

"Frente al derecho a ser informados/as debemos plantear como eje central de la Comunicación Alternativa el derecho a informar con entera libertad de nuestra realidad. Las Radios Libres deben ser en ese sentido el instrumento a partir del cual desarrollar la capacidad y necesidad de informar por parte de todo el mundo, de todos los sectores en lucha, de todo el movimiento, potenciando la capacidad de emitir, transformar y criticar".

A primeira emissão foi para o ar no dia 4 de Abril de 1979. Quinze dias mais tarde a Ona Lliure foi mandada encerrar pelo Ministério da Cultura espanhol.
A Ona Lliure abriu as portas ao aparecimento das rádios livres em Espanha e acabou por ser também a alavanca para o aparecimento das Emissoras Municipais (Chaparro, 1995).

Sem comentários: