domingo, julho 09, 2006

Leituras

Sobre a rádio portuguesa sugiro dois artigos publicados recentemente no livro coordenado por Gustavo Cardoso e Rita Espanha (Edição Campo das Letras).

O primeiro chama-se "A rádio porta-estandarte: a TSF e o pós-referendo em Timor Leste", e é da autoria de Luís Proença.

O segundo tem por título "Time-setting: estudo de caso sobre a TSF Rádio-Notícias" de Artur Cassiano.

Tratam-se de dois excelentes contributos que nos ajudam a perceber como a rádio portuguesa, em particular a TSF, faz a cobertura noticiosa dos acontecimentos, seja em espaços regulares de informação ou através da abertura da emissão aos chamados "especiais".

2 comentários:

vega disse...

Oportuno o debate de ontem à noite na 2:. Oportuno e muito sóbrio.

Anónimo disse...

Bom já que este post se refere a leituras referentes à rádio gostava de deixar aqui uma sujestão de leitura para quem decidiu ou vá decidir enveredar pelos caminhos da rádio.
"Tudo o que se passa na TSF", de João Paulo Menezes. Foi editado pelo Jornal de Notícias em 2003, pelo que já não é muito fácil de encontrar à venda. Mas o que me interessava deixar aqui é que é, por assim dizer, um manual de jornalismo radiofónico. Apesar de ser sobre a Tsf não deixa de dar algumas dicas de como se escreve, se fala, e o que envolve a rádio. É um livro muito interessante.
Bem só queria mesmo deixar aqui esta informação para todos aos quais possa interessar esta informação, uma vez que, infelizmente, em Portugal ainda há muito poucos livros sobre a rádio, principalmente como se escreve e se fala na rádio.