sexta-feira, julho 28, 2006

Programas de antena aberta, uma vez mais

A revista Visão publica na edição desta semana um interessante artigo sobre os programas de antena aberta da Rádio portuguesa. No texto, assinado por Paulo Pena, são referidas várias "estórias" dos bastidores deste tipo de programas.

Visões, várias, de apresentadores, directores e participantes nos programas. A peça tem como título "A Voz do Povo" e no superlead pode ler-se: "Os fóruns da rádio e da televisão estão cheios de cidadãos com opinião. A Visão foi conhecer os bastidores destes «programas de cidadania»".

Merece também uma atenção o artigo de opinião de José Carlos de Vasconcelos, na mesma revista. O texto não é sobre estes programas, mas o autor refere-se a eles por terem sido palco para uma série de opiniões sobre as notícias que davam conta da reforma que Manuel Alegre recebe da RDP.

Diz José Carlos de Vasconcelos:

"Alegre foi o «bombo da festa» em numerosas intervenções nos habituais «fóruns» radiofónicos da TSF e da Antena 1 (um tipo de programa, (...) com muito de positivo, mas também algo de negativo, misturando num formato que creio necessitar de ajustamentos, em especial para não haver opiniões emitidas a partir de pressupostos errados e para proteger a honra de «inocentes»)".

Os programas de antena aberta serão, provavelmente, daqueles que mais complexidade encerram na rádio moderna, pelo menos naquelas emissoras que ainda cultivam o discurso e a palavra. O desafio é encontrar o equilíbrio entre um espaço que possibilite o acesso dos ouvintes ao debate, contribuindo com opiniões válidas, e o controlo do próprio programa mantendo a elevação do discurso e garantindo o rigor possível na discussão.

O blogue NetFM fez recentemente alusão a um fórum sem moderador (!!!) Seria, do meu ponto de vista, pior a emenda ...
Também neste blogue já se escreveu sobre o assunto. Relembro esta experiência.

1 comentário:

Jorge Guimarães Silva disse...

Em relação ao que diz José Carlos de Vasconcelos - para não haver opiniões emitidas a partir de pressupostos errados e para proteger a honra de «inocentes» - e penso que ele se referia a Manuel Alegre, este foi convidado para esclarecer tudo no Fórum TSF, ainda antes das opiniões dos ouvintes, mas recusou-se a fazer qualquer tipo de comentário. E o fórum TSF não era sobre Manuel Alegre, mas sim sobre a reforma da Segurança Social. O caso do manuel Algre foi apenas o catalizador. Se há «pressupostos errados» deve-se muitas vezes aos visados, que não querem apresentar o seu ponto de vista.