quinta-feira, julho 20, 2006

O jornalismo hoje, segundo o Obercom

A Newsletter do Obercom (renovada e muito mais atractiva) destaca o estudo "Jornalismo Hoje. Análise de 14 redacções de Jornais, Rádio e Televisão". Sob a coordenação científica de Gustavo Cardoso, com este trabalho pretende-se "compreender as transformações suscitadas na actividade regular dos media após a integração e utilização da internet pelos jornalistas nas redacções de rádio, televisão e jornais generalistas e desportivos. Foram inquiridos neste estudo 340 jornalistas durante o ano de 2005".

Através dos dados divulgados na newsletter, verifica-se que 44,74% dos jornalistas de rádio das redacções da TSF, RDP e Rádio Renascença consideram que "face ao jornalismo praticado há cinco anos, o jornalismo actual está "Um pouco melhor". Curiosamnete, a mesma percentagem de profissionais considera que está "Um pouco pior".
Na totalidade dos três meios de comunicação, verifica-se que a maior parte dos jornalistas respondentes (43,31%) considera que o jornalismo está "Um pouco pior".
Os mais cépticos são mesmo os da rádio. Os mais optismistas são os da televisão.

51,35% dos jornalistas das emissoras estudadas, consideram ainda que "Com a Internet, o número de peças de minha autoria utilizadas" manteve-se, enquanto que 48,65% acha que aumentou.

Sem comentários: