quinta-feira, maio 01, 2008

Fim de percurso I

José Nuno Martins terminou o seu primeiro (e único) mandato como provedor do Ouvinte da rádio pública portuguesa. No último programa que foi para o ar no dia 25 de Abril, JNM lembrou as dificuldades de quem teve por função iniciar uma prática como a que desempenhou durante dois anos. Referiu-se à inexistência de colaboração por parte de alguns responsáveis, das exigências de um serviço público de rádio e à perda de identidade da rádio pública provocada pela integração na actual estrutura organizativa de todo o audiovisual público português.

Globalmente, parece-me que o seu mandato foi positivo. Iniciou uma prática na rádio e isso é, por si só, meritório se nos recordarmos que em Portugal a tradição de uma crítica ao meio radiofónico é praticamente inexistente nas suas diversas dimensões (programação, informação, questões técnicas) e não me refiro só em relação à rádio privada. JNM abriu esse canal e deu voz, era essa a sua função, aos que o pretenderam fazer.

O provedor assumiu-se, erradamente a meu ver, como um defensor do Ouvinte e não da Rádio. Não sei se decidiu mais vezes a favor dos ouvintes. Fê-lo muitas vezes, mas é bom que se diga que também esteve contra o que quem escuta a rádio defendeu.
Um desses exemplos foi quando, abertamente, contestou o programa Antena Aberta.

JNM foi acutilante e não escondeu uma "guerra" contra quem com ele não quis colaborar. Procurou ter um estilo próprio.

Fui, e sou, um defensor de um provedor com experiência acumulada no jornalismo para o tratamento de questões jornalísticas. Apesar de considerar que JNM não esteve mal na avaliação que fez de algumas delas, parece-me que isso deve ser tido em conta na escolha do próximo provedor.

Sem comentários: