sexta-feira, maio 08, 2015

A contribuição da rádio para a cidadania, segundo Valquíria Guimarães

O conceito de cidadania é o foco da tese de doutoramento de Valquíria Guimarães. A autora suporta-se de vários autores para seguir o caminho teórico que considera a cidadania como “a dimensão ou capacitação humana que permite intervenção na realidade”. Aliada a esta concepção de cidadania, estão outros conceitos como igualdade e o reconhecimento no outro a existência de “elementos identitários comuns construídos ao longo de muitas gerações”. 
A autora prossegue afirmando que “o exercício da cidadania é a formulação de opiniões sobre assuntos relevantes para a vida dos indíviduos”. E, neste particular, torna-se fundamental perceber qual o papel que os média desempenham nesta equação, enquanto espaços para o confronto de argumentos.
O desafio a que se propõe Valquíria Guimarães é o de perceber qual o papel que a rádio tem neste domínio. Ou seja, em que medida a rádio, ainda hoje, é capaz de representar esse espaço para a discussão da coisa pública.
A autora analisa cinco rádio portuguesas (Renascença, TSF, Antena 1, Cidade e RDP-África) e cinco brasileiras (Rádio Clube FM, Jovem Pan FM, CBN FM, Cultura FM e Canção Nova). Através de grupos de foco, procurou saber se a rádio ainda se apresenta para os seus ouvintes como um espaço para o exercício dessa cidadania. Em simultâneo, analisou a programação das rádios estudadas e entrevistou os diretores de programas das emissoras.
Cruzando os dados obtidos, Valquíria Guimarães chegou à conclusão que a rádio não representa esse espaço para o exercício da cidadania por vários motivos:
1 – Os ouvintes expressaram nos grupos de foco a sua insatisfação perante o facto de a rádio não lhes proporcionar com frequência espaços para participação;
2 – os ouvintes referiram ainda que possuem outras formas de contacto com o mundo, nomeadamente a Internet e que a rádio está a deixar de representar esse papel;
3 – os ouvintes referiram ainda que a rádio se afastou das pessoas, na medida em que não aborda temáticas de interesse para os cidadãos;
4 – em relação a este aspeto, a análise aos conteúdos jornalísticos feita pela autora, revela que temas como a educação, saúde ou meio ambiente são dos menos tratados pelas rádios e que, no entender de Valquíria Guimarães, são proporcionadores de maior proximidade com os ouvintes;

Conclui a autora: a rádio distanciou-se dos seus ouvintes e não representa um espaço de livre expressão dos sujeitos. Não encontrou na programação momentos que pudessem estimular a reflexão dos ouvintes, como debates, reportagens, análises , informações contextualizadas e aprofundadas (p.206).


Leitura: A Contribuição da Rádio para o desenvolvimento da Cidadania: um estudo comparado da atuação de rádios do Brasil e de Portugal (2011-2012), Valquíria Guimarães. UNL.

Sem comentários: