Mostrar mensagens com a etiqueta Renascença. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Renascença. Mostrar todas as mensagens

sábado, dezembro 08, 2012

Excelência em ciberjornalismo para a Renascença

A Renascença venceu pelo segundo ano consecutivo o Prémio de Excelência geral em Ciberjornalismo atribuído pelo Observatório de Ciberjornalismo. O prémio foi atribuído no decorrer do III Congresso Internacional de Ciberjornalismo que decorreu na Universidade do Porto nos dias 6 e 7.


segunda-feira, abril 09, 2012

Ordem de Mérito para a RR

A Renascença recebe a Ordem de Mérito do Presidente da República.
A propósito dos 75 anos de vida da emissora, amanhã a programação é especial.
Para acompanhar.

segunda-feira, setembro 26, 2011

RR V+


A Renascença renovou o site .
A principal diferença em relação à versão anterior prende-se com uma maior presença do vídeo. RR V+ é isso mesmo: uma aposta clara da rádio (?!) Católica portuguesa nos conteúdos em vídeo.
O som aparece claramente num segundo plano. A lista de noticiários já emitidos na rádio aparece agora a meio da página e, pelo menos hoje, as notícias são praticamente todas acompanhadas por vídeo ou fotografia. Muitas delas não têm sons.
A possibilidade de partilha de notícias nas redes sociais está também mais acessível para os utilizadores.
No novo site, há uma maior presença de notícias logo na home, ao contrário do que sucedia na versão anterior que privilegiava a programação.
Visualmente, o site é mais atractivo, mas a página é muito "comprida".

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

... e menção honrosa para a Renascença

À reportagem de Filomena Barros sobre Casos de Sucessos do Rendimento Social de Inserção emitida no programa Espaço Aberto, na Renascença, foi atribuída uma Menção Honrosa do Prémio Paridade, um prémio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Parabéns à autora.

Não deixa de ser curioso que sendo a rádio conotada com informação imediata e em directo, é nos trabalhos de fundo que acaba por ser reconhecida.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Fábricas Fantasma

Para acompanhar ao longo da semana um conjunto de reportagens multimédia no site da RR intituladas Fábricas Fantasma. A primeira é sobre a Fábrica de papel do Caima (1901-2007).

segunda-feira, maio 10, 2010

segunda-feira, novembro 30, 2009

Prémios de ciberjornalismo

À semelhança do ano passado, o Obciber - Observatório de Ciberjornalismo vai distinguir os melhores ciberjornais e trabalhos jornalísticos. A votação decorre até ao dia 2 de Dezembro.

No campo dos sites da rádio, apenas a Renascença está representada.

segunda-feira, novembro 09, 2009

O Muro de Berlim na RR

Que o futuro da rádio está na Internet parece já uma frase redutora de tão dita que tem sido. Mas a realidade portuguesa mostra-nos que, pelo menos no campo da informação, nem sempre esse discurso é acompanhado pelo investimento em recursos humanos, utilização de ferramentas ou até criatividade...

Não me parece ser o caso da Renascença que tem feito uma aposta muito séria na sua presença online.

A reportagem multimédia que assinala os 20 anos da queda do Muro de Berlim é disso um excelente exemplo.

Para ver Muro de Berlim 20 Anos

terça-feira, setembro 01, 2009

A gripe A e a II guerra mundial

Duas boas iniciativas da rádio de hoje:

A Conferência Internacional «Gripe A: Informar para Agir» que a TSF promove em conjunto com a Direcção Geral de Saúde. Emissão de "serviço público" como Manuel Vilas-Boas fez questão de iniciar a sua intervenção no noticiário das 10 da manhã.

E o destaque que a Renascença está a dar à efeméride que assinala os 70 anos do início da II Guerra Mundial. No site da emissora católica estão dois trabalhos ( texto e em vídeo) que interessa ver e que pretendem lançar um olhar sobre a rádio naquele conflito.

terça-feira, junho 30, 2009

Três momentos das notícias em rr.pt

Primeiro momento – Antes da “Boa Onda da Rádio”. As notícias da Renascença têm presença na net recorrendo ao texto, a algumas fotos e sons. O site é aproveitado para propor dossiers temáticos, como é o caso daquele que aparece na imagem, sobre a morte do Papa João Paulo II.
















Um segundo momento marca uma viragem significativa no que diz respeito à política informativa da estação. A “Boa Onda da Rádio” representou uma clara aposta no online e menor investimento no campo da informação na emissão tradicional. Nesta fase, a RR foi pioneira na introdução de algumas funcionalidades aplicadas às notícias disponibilizadas em sites da rádio. O uso do vídeo, com produção própria, passou a ser mais frequente bem como a utilização da infografia animada. Foi também nesta fase que a componente multimédia no seio da redacção da RR cresceu mais e foi lançado outro projecto inédito em Portugal: o jornal em pdf “Página Um”.













Por fim, um terceiro momento que teve início recentemente com a reformulação do site da Renascença. Diria que se trata de um aperfeiçoamento da “Boa Onda da Rádio” no qual é visível uma ainda maior aposta no vídeo e a reformulação de espaços de Opinião, por exemplo.
Registo o passo dado pela RR em matéria de interacção com os utilizadores.
Já é possível comentar as notícias e, em alguns textos disponibilizados no site, os utilizadores podem contactar com os jornalistas de forma personalizada. Não sucede em todos e em particular (o que me parece pouco coerente) não acontece em relação à opinião, justamente o campo mais susceptível de gerar debate.
Curioso é verificar que remodelação após remodelação dos sites, as rádios continuam sem aderir à “moda” do Jornalismo do Cidadão, precisamente uma das bandeiras de outros media com presença na net.


quinta-feira, junho 18, 2009

A propósito do Irão...

... o renovado site da Renascença disponibiliza alguns trabalhos sobre o Irão da autoria do jornalista José Pedro Frazão. Aqui e também aqui

segunda-feira, junho 15, 2009

RR com novo site

A Renascença renovou o site.
É preciso navegar mais para perceber melhor as diferenças, mas há claras modificações ao nível do grafismo e do multimédia, campo no qual, aliás, a RR tinha já uma presença forte se comparada com outros sítios de rádios informativas.

O que há de novo segundo a própria Renascença.

Hei-de voltar ao tema.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Graça Franco assume direcção de informação na Renascença

O novo ano trouxe uma nova directora na Renascença. Graça Franco substitui Sarsfield Cabral na direcção de informação da emissora católica.

A nova directora disse em entrevista ao Correio da Manhã que irá proceder a alterações tanto na redacção como na linha editorial da emissora. Eunice Lourenço continuará a ser a chefe de redacção.

Entretanto, Sarsfield Cabral passa a assegurar um novo espaço de opinião no Página 1, o jornal em pdf da Renascença. Sarsfield Cabral foi director de informação da Renascença entre 2003 e 2008 período durante o qual a emissora católica passou por modificações ao nível da informação marcadas, sobretudo, por uma aposta clara na presença na Internet.

segunda-feira, maio 05, 2008

Página 1 renovado

O Página 1, jornal da Renascença em formato pdf, foi renovado. A principal alteração tem a ver com a periodicidade. Era editado duas vezes por dia, mas a partir de agora passa a chegar aos subscritores apenas às 17 horas.

O jornal passa a ter secções e em cada dia um tema que será aprofundado. Foi ainda criado um painel de comentadores.


A direcção da Renascença espera com estas alterações "apresentar um produto melhorado e chegar ainda mais longe. Neste momento o primeiro jornal digital da rádio portuguesa é lido diariamente por 18 mil pessoas".

quinta-feira, março 20, 2008

Mostrar ou não mostrar?

É uma questão que agora também já diz respeito à rádio.

Mostrar ou não mostrar o vídeo de uma professora e uma aluna que lutam por um telemóvel em plena sala de aula?

No seu site, a TSF mostra o vídeo tal como foi divulgado no You Tube. O site da RTP (que inclui a RDP) mostra parte desse vídeo mas não identifica nem a professora nem a aluna. A Renascença faz referência ao caso, mas não mostra o vídeo.

São novas realidades para a rádio que já não vive unicamente do som e que por isso terá de lidar com questões, que para o meio, são novas. Como neste caso.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Novidades na RR

1 - A quinta rádio do grupo Renascença (Depois do Canal 1 da RR, RFM, Mega FM e Mega FM-Sintra) destinada a um público sénior deverá arrancar até Junho.
No capítulo da informação pode ler-se o seguinte na notícia da M&P:

A nível informativo a estação irá manter sinergias com a Renascença que deverá assumir os blocos informativos, estando, no entanto, prevista a produção de informação própria.

A deliberação da ERC sobre o pedido da Renascença. E a opinião de Emidio Rangel

2 - Depois da saída de Arsénio Reis para a TSF, a Renascença tem agora Eunice Lourenço como chefe de redacção da emissora.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Alcochete nas rádios

O anúncio de José Sócrates sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa proporcionou uma boa tarde informativa na rádio portuguesa.
Na emissão hertziana, TSF e Antena 1 prolongaram as emissões com comentários, reacções, históricos e reportagens a partir, primeiro dos arredores do campo de Tiro de Alcochete e depois da Ota.
Mas o enfoque acabaria por ser dado à questão política, sublinhando-se as declarações do ministro Mário Lino proferidas há alguns meses sobre a margem sul.

No online também houve acompanhamento. O site da RDP, beneficiando das sinergias com a televisão pública, disponibilizou vídeos. A TSF e Renascença apresentam sons dos protagonistas: o anúncio de Sócrates, as reacções mais diversas. No online replicou-se, contudo, a emissão hertziana.
Destaco o Rádio Clube que foi o primeiro a fazer uma ligação para o relatório do LNEC. Ao final da tarde já era possível fazer o download do mesmo documento a partir do site da RDP.

Uma passagem pelas rádios locais que ainda emitem na zona envolvente a Alcochete, permitiu verificar que o tratamento informativo, que nem sempre existiu, não apresentou qualquer mais-valia que poderia advir do conhecimento da região e proximidade com a população local.

Na maior parte dos casos, a começar pela Eco FM, que é a rádio local de Alcochete, a colagem à informação emitida pelos órgãos nacionais foi evidente.
Quem visitar, por exemplo, o site da Pal FM (rádio local de Palmela) encontra apenas duas notícias desta quinta-feira: uma sobre o Festróia e outra acerca da AutoEuropa.

sexta-feira, outubro 26, 2007

quinta-feira, outubro 25, 2007

Grelhas e gralhas

A Internet e a rádio parecem encontrar cada vez mais formas para se completarem.

É por isso desejável que potenciem os recursos de um e outro meio. Por exemplo, disponibilizando de forma fácil e directa nas respectivas páginas online as grelhas de programação, já que, como se verifica, encontrá-las nas páginas dos jornais é, por estes dias, coisa rara.

A que horas a TSF passa o programa Mundo Digital? Passa todos os dias? Não sabemos, pois a grelha de programas não está actualizada. O espaço "Cromos TSF" ainda existe?

E na Renascença, que até tem apostado bastante no seu site. Sabemos quem é o locutor de serviço a determinadas horas, mas não sabemos a que horas vai para o ar determinado espaço ou programa. Pelo menos de forma directa. É que, por exemplo, o programa Diga Lá Excelência tem um link na página da rádio, mas só sabemos o horário se lermos o texto referente à última edição.

A Antena 1 está bem.