As vantagens do podcasting, a sua aplicação aos campos da comunicação, da educação e da publicidade foram os principais temas abordados no encontro de podcasters que decorreu hoje na Escola Superior de Educação de Portalegre, com a presença de Edgard Costa, autor do podcast Gavez Dois, Andreia Alonso do Podcomer e David Rodrigues do Sixhat-agridoce. Eu apresentei os dados do inquérito que realizei junto dos podcasters nacionais.
O tema mais discutido foi as potencialidades do podcasting como ferramenta pedagógica que poderá passar por duas situações distintas: a colocação integral das aulas teóricas em podcast (e assim serem subscritas pelos alunos) ou por um suporte complementar às sessões leccionadas pelos professores, por exemplo através da disponibilização de tópicos para a realização de trabalhos.
A utilização do podcasting na educação poderia auxiliar os alunos em diversas situações. São os exemplos dos estudantes em Erasmus que assim poderiam continuar a ter acesso a alguns conteúdos leccionados na sua escola de origem, ou dos trabalhadores estudantes quando necessitam faltar às aulas.
Um dos aspectos referidos, e que está a ser desenvolvido na Escola Superior de Educação de Portalegre por um grupo de alunas, é a possibilidade do podcasting poder representar uma ferramenta pedagógica facilitando a inclusão de alunos invisuais, que assim poderiam ter acesso à totalidade ou a parte dos conteúdos das aulas.
Edgard Costa referiu ainda a possibilidade do podcasting poder representar um espaço para que os ex-alunos continuem ligados à escola onde se formaram.
Andreia Alonso considera que "não é fácil implementar o podcasting em educação pois os professores são muito fechados às novas tecnologias".
Quanto ao futuro cenário do podcasting nacional, o autor do podcast GavezDois, considera que não haverá o domínio de um podcast sobre os restantes como sucede com os blogues e considera normal que pessoas com "voz nos media tradicionais se sintam atraídos por esta ferramenta"
"As pessoas dos media tradicionais vêm para o podcasting porque isso lhes proporciona uma liberdade que os seus media não lhes possibilita", disse Edgard Costa. A mesma ideia foi sublinhada por David Rodrigues: "com o aumento dos ouvintes, certamente que vão aparecer outras pessoas mais conhecidas".
A relação entre o podcasting e a rádio foi também abordada. Para Edgard Costa "o podcasting só poderá ser uma ameaça à rádio se houver disputa da fatia de publicidade. Neste momento já há alguma deslocação de investimento de publicidade da rádio para a Internet", referiu o podcaster que acrescentou: "Já houve agências de publicidade que nos contactaram pedindo informações sobre o podcasting". Um sinal de que é provável, num futuro próximo, vir a ser incluida publicidade nos podcasts portugueses.
O encontro de hoje fez parte de um conjunto de sessões que os podcasters nacionais estão a realizar pelo país. Este, contudo, integrou um projecto realizado por alunas do curso de Jornalismo e Comunicação da ESE de Portalegre. O próximo encontro de podcasters será no dia 6 de Junho no Porto na Fnac de Santa Catarina, pelas 17 horas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Fico (muito) contente por ver que a ESE não dorme e que o Prof. continua a imprimir aos alunos de JC essa curiosidade por aquilo que é novo e que é passível de ampliar, cada dia que passa, a margem de expressão e de informação em Portugal e no mundo. O podcasting - apesar de já estar a generalizar-se - será, assim, mais uma das ferramentas que os futuros finalistas daí levarão para a sua vida profissional.
Um abraço do PZG
Olá, fiquei muito interessado na informação sobre a criação de podcasts para alunos com deficiência visual. Trabalho num serviço que presta apoio a estudantes com necessidades especiais e estou a pensar em usar este recurso como forma de aprendizagem.
Gostaria de entrar em contacto com as alunas que estão a trabalhar neste projecto.
Por favor, se for possível, o meu mail de contacto é:
amcsilva@letras.up.pt
Enviar um comentário