quarta-feira, abril 04, 2007

Audiências de rádio


A Marktest analisou durante o mês de Março
, a propósito dos 82 anos de emissões regulares em Portugal, a audiência da rádio portuguesa. Sublinho algumas ideias retiradas dos quatro artigos disponibilizados:

1- Os portugueses ouvem mais rádio em comparação com 1994, altura em que surgiu o Bareme Rádio.
A diferença não é muito significativa, ( é de apenas 0,3). Há 13 anos a audiência acumulada de véspera situava-se nos 56,1 e em 2006 foi de 56,3.

2 - Já me parece mais significativo o facto de se ouvir cada vez mais rádio no carro e menos em casa. Do mesmo modo, a escuta de rádio na Internet está igualmente a crescer, embora represente uma pequena parcela da escuta global de rádio em Portugal. Mas regista-se a tendência.

3 - O tempo médio de escuta diária de rádio é de três horas, mas quando é feita no trabalho é muito superior, mais de seis horas.

4 - Para a Markest, o facto do tempo médio de escuta de rádio ser manter nas 3 horas desde 1997, é sinónimo da forte relação entre a rádio e os ouvintes.

Os quatro artigos:

Os Portugueses estão a mudar os seus hábitos de audiência de Rádio

Os Portugueses e a Rádio – evolução e alteração de comportamentos

Portugueses ouvem mais rádio no carro


4,7 milhões de Portugueses ouvem mais de 3 horas de rádio todos os dias



Sem comentários: