quinta-feira, abril 12, 2007

A M80, a Best Rock e outros delírios

Sobre a M80, a mais recente rádio da Media Capital Rádios, não encontro, naquilo que já ouvi, uma programação com grande dose de originalidade. Parece-me a reedição da Nostalgia. A M80 vive sobretudo dos hits musicais das décadas de 70,80 e 90.

Mas interessa-me, sobre esta nova aposta da MCR, sublinhar as modificações entretanto verificadas no espaço radiofónico da Grande Lisboa e na tendência que as rádios, ditas locais, estão a seguir nesta região do país.

Com a M80, que emite em 96.6, uma das cinco frequências do concelho de Lisboa, a Best Rock FM, também do grupo Media Capital, passou a ouvir-se em 101.1, uma frequência que não pertence a Lisboa, apesar da rádio se projectar para a capital.

A frequência 101.1 está atribuída ao concelho da Moita, onde funcionou em tempos a Rádio Arremesso. Recentemente ouvia-se a Romântica FM, que agora se ouve em 107.2, substituindo a Foxx. A frequência de 107.2 pertence à Amadora e nela emitia, há uns bons anos, a Rádio Cidade.

Perante este novo quadro, parece-me importante sublinhar dois aspectos que mostram a tendência das rádios locais na Área Metropolitana de Lisboa:

1- A inexistência de frequências disponíveis no concelho de Lisboa está a fazer com que as empresas de radiodifusão, que pretendem chegar à capital, adquiram frequências dos concelhos limítrofes para assim poderem disputar um mercado mais apetecível.

Vejam-se algumas alterações recentes que ilustram esta tendência:

Rádio Mais (Amadora) é hoje a Kiss FM.Lisboa.

Rádio Ocidente (Sintra) é hoje Mega FM Sintra

Rádio Voz de Almada é hoje a Radar FM

Rádio Arremesso é agora Best Rock FM.

E outras modificações mais antigas:

Rádio Sul e Sueste (Barreiro) – MFM

Rádio Margem Sul (Barreiro) – Mix FM

Rádio Clube da Moita – Tropical FM

Rede A (Almada) – Rádio Capital

Quase todas estas mudanças implicaram a mudança dos estúdios de emissão para Lisboa, afastando-se, por essa razão, das localidades às quais foram atribuídas as frequências.

Actualmente, concelhos como Amadora, Barreiro, Almada ou Moita, apesar de terem duas frequências locais, não possuem verdadeiramente uma rádio local, o que nos leva ao segundo ponto.

2 – Informação.

Com estas alterações, verificou-se também a redução de espaços informativos dedicados à informação local, pois muitas destas rádios estão classificadas como temáticas musicais e as que não estão (porque não podem) também não apostam na informação local.

O que diz a lei da rádio (artº 39)

1 - Os operadores radiofónicos que forneçam serviços de programas generalistas ou temáticos informativos devem produzir, e neles difundir, serviços noticiosos regulares.
2 - Os serviços de programas referidos no número anterior devem, recorrendo a produção própria, difundir um mínimo de três serviços noticiosos respeitantes à sua área geográfica, obrigatoriamente transmitidos entre as 7 e as 24 horas, mediando entre eles um período de tempo não inferior a três horas.

Perante isto, cabe, por exemplo, à Radar FM informar sobre Almada. À M80 sobre Lisboa e à Kiss FM Lisboa sobre a Amadora, uma vez que todas estas emissoras estão classificadas como Generalistas.

Será que o fazem?

Há três décadas foi criada aquela que terá sido a primeira rádio pirata portuguesa: A Rádio Juventude surgida em 1977.

Ainda faz sentido falar em rádios locais?

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito pertinente =)

Agora pergunto em relaçao ao Barreiro, cabe a quem por exemplo dar noticias sobre este concelho? Que radio?

Anónimo disse...

Como ouvinte que sou, e principalmente da radar, sei que a mesma informa sobre almada. se o suficiente? nao posso dize-lo, mas fa-lo. sobre o barreiro, tambem sei, porque ja ouvi, a MFM, tem alguns espaços noticiosos sobre o que se passa no Barreiro, cidade de onde sou.

Luis Bonixe disse...

Na Radar e na MFM ouço "notícias". São comunicados das câmaras e pouco mais! As rádios locais não servem para isso.