sexta-feira, maio 28, 2010

Quando o exclusivo se sobrepõe ao interesse

É motivo para pensarmos quando o exclusivo se sobrepõe ao interesse e novidade de um acontecimento.

O jornal de Desporto das 12h30 na Antena 1 abriu com veemência e repetido entusiasmo com a declaração perfeitamente esperada e normal num treinador de futebol português afirmando que "gostaria de treinar a selecção portuguesa".

O que é que estas declarações têm de especial para justificarem um tal destaque, mesmo num jornal temático? Só mesmo o facto de serem um exclusivo da estação que as emitiu. Bem vistas as coisas, se a pergunta for feita a qualquer treinador de futebol português, a resposta será inevitavelmente sempre a mesma. A notícia existe quando um deles disser que jamais quererá treinar a selecção de Portugal.

Mas quem ouviu o início do Jornal de Desporto ficou mesmo convencido que o acontecimento era importante!

A revelação está aqui.

Um prémio para o jornalismo local

Mais um prémio para a rádio.

Desta vez para uma rádio local, coisa rara, e por isso merece um sublinhado especial.

O prémio é do Parlamento Europeu que distinguiu Sónia Sousa, da rádio Antena Minho, pelo trabalho que efectuou com o eurodeputado José Manuel Fernandes.

quarta-feira, maio 26, 2010

TSF vence prémio

A equipa de desporto da TSF recebeu a distinção do Clube Nacional de Imprensa Desportiva para a área da rádio.

segunda-feira, maio 24, 2010

sexta-feira, maio 21, 2010

sexta-feira, maio 14, 2010

A cobertura da visita de Bento XVI - 4 questões

Terminada a visita de Bento XVI a Portugal, sobram as perguntas de sempre relativamente à forma como os média, e neste caso a rádio, fazem a cobertura jornalística deste tipo de acontecimentos.

- Não terão as rádios exagerado no tempo que dedicaram à cobertura em directo do evento, interrompendo durante quatro dias e várias vezes ao dia a sua programação normal?
- Não terão os jornalistas exagerado na emoção posta em muitos dos relatos feitos a partir dos locais por onde o Papa passou? (Esta manhã ouvia-se na rádio de serviço público: "Tudo neste momento à espera do momento crucial" - o momento crucial era apenas que o helicóptero levantasse voo para transportar Bento XVI de Fátima para o Porto)
- Não terá ficado trabalho por fazer no que respeita ao tratamento/debate de alguns dos assuntos e temas que inquietam os próprios católicos?
- Não terão os média exagerado na forma como se associaram às cerimónias?

E depois da visita Papal, as baterias já estão apontadas para a selecção nacional de futebol...

quinta-feira, maio 13, 2010

O futuro das notícias

São leituras indispensáveis para quem se interessa pelo tema.
Autores como Herbert Gans, Mitchell Stephens ou Michael Schudson escrevem sobre o futuro das notícias.

Via: Jornalismo e Comunicação.

quarta-feira, maio 12, 2010

O Papa nas rádios

As principais rádios de informação portuguesas têm acompanhado, como é natural, a visita de Bento XVI a Portugal.
A cobertura tem sido (e certamente continuará a ser) muito intensiva, implicando alterações na emissão normal das rádios para dar lugar a emissões especiais com o objectivo de acompanhar em directo a visita papal.

Renascença, Antena 1 e TSF adoptaram algumas estratégias formais semelhantes:repórteres distribuídos pelos principais pontos de Lisboa por onde o Papa passou ontem, debate em estúdio com convidados que comentam as intervenções do Papa e reflectem sobre temas relacionados com a Igreja Católica. Neste aspecto, a TSF mostrou-se mais irreverente com a introdução de temas que não geram consenso(ordenação das mulheres, aborto, pedofilia).

No acompanhamento online, RR, TSF e Antena 1 criaram páginas dedicadas, mas merece um sublinhado especial a cobertura que a Renascença está a fazer.
A emissora católica aproveita a visita papal para dar um passo mais na sua estratégia multimédia cada vez mais vincada no seu site. Em rr.pt é possível encontrar um alargado número de vídeos sobre os vários acontecimentos da visita de Bento XVI, para além da edição especial do jornal em pdf Página 1.
Mas o que merece um olhar mais atento é a cobertura da visita do Papa que podemos acompanhar no site da Renascença.

segunda-feira, maio 10, 2010

quarta-feira, maio 05, 2010

Sobre o jornalismo e a tecnologia

Um dos problemas do discurso sobre o jornalismo e a convivência entre meios tradicionais e digitais é que, nesta fase da migração, domina a ideia que os primeiros serão destruídos de forma automática e rápida pelos segundos, quando deveríamos estar todos preocupados em saber como preparar uma transição que certamente ocorrerá, mas que será, necessariamente, mais lenta que a própria evolução tecnológica.

Take television: who would have thought in the 1950s and 1960s that radio would still be a powerful technological platform several decades later? Imagine the argument: who would want only sound, when you could have both sound and vision?

terça-feira, maio 04, 2010

O mundo visto pelas redes sociais

É uma experiência que já tem um par de meses, mas que vale a pena conhecer (ou recordar). Cinco jornalistas de rádios francófonas decidiram fechar-se numa casa localizada em meio rural e ter acesso ao mundo das notícias apenas via Twitter e Facebook.

Durante aquele período foram actualizando um blogue com as suas reflexões. Algumas muito interessantes.

O projecto chamou-se Huis clos sur le Net.

segunda-feira, maio 03, 2010

A rádio em directo

A emoção, a incerteza dos resultados, as interrupções vindas de cada campo onde se jogava e até a confusão gerada com a sobreposição de informações dadas pelos vários repórteres animaram um início de noite na rádio portuguesa.

São momentos cada vez mais raros na rádio, mas que ontem foi possível reviver com o acompanhamento dos vários jogos de futebol marcados para a mesma hora.

É a rádio em directo!