quinta-feira, janeiro 05, 2006

A voz e o estilo

Um anónimo avisado deu pelo lapso imperdoável cometido pelo blogueiro, que se referiu a João Paulo Guerra, quando na realidade pretendia falar de Paulo Alves Guerra, daí a actualização do post.

Paulo Alves Guerra (TSF) brinda-nos frequentemente com momentos ímpares nos noticiários da rádio portuguesa. É com este jornalista que os momentos informativos da rádio nos são dados num registo diferente. Ora com a leitura de notícias pela voz de um barítono, ora iniciando o noticiário com um trecho musical, abandonando-o de seguida, para a ele voltar mais tarde. A música, os livros, os autores fazem parte, de forma repetida, do alinhamento dos noticiários editados por Alves Guerra.
O poeta (anónimo para os ouvintes daquele noticiário de fim de tarde) que perdeu os seus manuscritos algures em Lisboa, a ópera de Verdi que, ainda hoje, fechou o noticiário das 18 horas, servindo de base musical para a leitura de um poema de António Gancho. Alves Guerra despediu-se com um lacónico “Verdi para sempre”.
O uso recorrente de reflexões sonorizadas como "uhuuuum", preenchem as pausas e os silêncios da improvisação.
São exemplos de um estilo que recolherá alguns adeptos e certamente alguns “inimigos” mas que sublinha o tom pessoal da edição jornalística, enfatizada na rádio pela postura comunicacional do pivot.
A voz, a palavra dita, a entoação conferida e os elementos musicais funcionam como um todo que reforça um estilo, mais próximo da estética, ultrapassando o carácter meramente informativo do noticiário radiofónico.

Paulo Alves Guerra é um exemplo. Sena Santos, Fernando Alves e Maria Flor Pedroso são outros. A lista não fica certamente por aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal, havia outro...João Paulo Guerra é um "velho senhor" da rádio portuguesa, que por acaso também passou pela TSF, mas não é o Paulo Alves Guerra a que se refere no seu post. É o que dá a escrita em cima do joelho aliada a falta de memória radiofónica.

Luis Bonixe disse...

Um lapso imperdoável. Peço desculpa aos eventuais leitores do post e claro ao envolvidos.
Agradeço ao anónimo e espero voltar a contar com a sua colaboração.

Anónimo disse...

Paulo Alves Guerra está agora na antena 2. Com ele, e com a sua sensibilidade e cultura, recuperei o prazer de ouvir rádio.