quarta-feira, março 01, 2006

TSF e RUC de parabéns

A imprensa de hoje faz referência a dois aniversários. O jornal Público lembra os 20 anos da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) criada no dia 1 de Março de 1986 ( o alvará só viria em 1988 ao contrário do que o jornal escreve). Trata-se seguramente de uma das rádios universitárias mais emblemáticas do país e que ocupou o seu lugar na história da radiodifusão nacional, particularmente pelos profissionais que formou e pela irreverência que ainda hoje a caracteriza.

O DN faz referência aos 18 anos que a TSF hoje comemora, (ou melhor que comemora no dia 29 de Fevereiro).
Para esta quarta-feira a emissora tem estado a passar uma série de sons da sua história. Sons que nos recordam momentos da história nacional e mundial que foram alvo de cobertura por parte da emissora.

Surgida na vaga das rádios piratas em Portugal, a TSF cedo se destacou das restantes emissoras que apareceram na mesma altura. Com um projecto arrojado, particularmente no campo da informação, a rádio que começou a emitir das Amoreiras, em Lisboa, destacou-se pela inovação dos seus formatos noticiosos.
"De repente aparece uma rádio que desata a fazer noticiários de meia em meia hora, a acordar ministros às 6 ou 7 da manhã, a ir aos restaurantes esperar os políticos” (Público, 1 Março de 1998).

Ainda durante o período da "pirataria" destacou-se por ter estado na linha da frente da pressão ao governo para a legalização das emissoras locais. Já em Novembro de 1988 foi dos seus estúdios nas Amoreiras que foi emitida uma emissão em cadeia com cerca de duas centenas de rádios em protesto contra a imposição legal das rádios piratas terem de suspender a emissão enquanto decorria a avaliação do concurso público para a atribuição dos alvarás de cobertura local.
Em 1990 acabaria por perder o concurso para a atribuição de uma frequência regional, a favor do Correio da Manhã Rádio. Um concurso que ficou marcado por muita controvérsia.Cobertura regional que acabaria por conseguir com a aquisição da Rádio Press em 1992.

Sem comentários: