quarta-feira, maio 10, 2006

A rádio portuguesa e o podcasting

De destacar duas notícias desta semana sobre o podcasting em Portugal. A do DN que nos informa que são os programas de entrevistas da TSF os podcasts mais descarregados daquela emissora. Os programas são "Pessoal e Transmissível" e "Contas de Cabeça".
A outra notícia é do Diário Digital e diz-nos que a rádio pública vai finalmente lançar programas das rádios Antena 1, 2 e 3 em podcast. Só não se sabe quais são os programas que vão estar disponíveis.
De referir, contudo, que o programa O Ouvido de Maxwell emitido na Antena 2 já está em podcast.

Sinal que as rádios começam a perceber as vantagens que o podcasting pode representar para elas. Ainda estamos na fase do "arquivo digital" ou seja a colocação em podcast de programas emitidos originalmente na rádio hertziana. O tempo da criação de conteúdos próprios para podcast chegará.

Entre os chamados "amadores", o fenómeno continua a crescer. Em Março estavam registados nos directórios Lusocast e Cotonete pouco mais de 30 podcasts feitos por amadores, ou seja excluindo os das rádios, do cotonete, SIC e Expresso. No final de Abril contabilizei perto de 60.

Sem comentários: