quinta-feira, maio 04, 2006

Rádio é o quarto media com maior índice de confiança

De acordo com um estudo encomendado pela BBC, Reuters e Media Center os habitantes de dez países, entre os quais Estados Unidos, Reino Unido, ìndia ou Nigéria, confiam mais na comunicação social do que nos seus próprios governantes. A média de confiança nos meios de comunicação social é de 61% contra 52% nos governos. A excepção verifica-se nos Estados Unidos, Alemanha e no Reino Unido onde a confiança é maior nos governos. Ou seja, é nos países em vias de desenvolvimento que a confiança nos meios de comunicação social é maior.

O estudo mostra que a rádio é o quarto meio de comunicação com maior índice de confiança, a seguir à Televisão (82%), aos jornais nacionais e regionais (75%) e aos jornais locais (69%). A rádio pública tem uma média de confiança de 67%. Já a rádio comercial ocupa a 7ª posição com uma média de confiança de 55%.

Só na Alemanha a rádio é o medium que merece mais confiança por parte da população. Ao invés, no Brasil este meio de comunicação não aparece nas primeiras oito posições.

A televisão é também vista como a mais importante fonte de informação para os inquiridos. A rádio aparece em terceiro lugar em parceria com a Internet.

Sem comentários: