terça-feira, fevereiro 14, 2006

Seminário sobre Rádio Digital II

No fax informativo da APR, José Faustino, presidente daquela associação, faz uma breve nota sobre o seminário que decorreu na última quinta-feira sobre a Rádio Digital:

Para que qualquer sistema se imponha no mercado é necessário que o Estado, os operadores e a indústria convirjam nos seus interesses, ora com o sistema DAB tem sido difícil encontrar essa convergência.
O sistema é caro para os operadores, o Estado não tem dinheiro e não o quer financiar, a indústria não fabricará receptores baratos enquanto o publico não os consumir massivamente.
Outro dos problemas deste sistema é que não permite uma evolução gradual do actual sistema analógico para o novo digital.
Contrariamente, tanto o DRM como o IBOC permitem uma adaptação gradual, permitindo aos ouvintes, a pouco e pouco, uma mudança de receptores.
Infelizmente, actualmente na Europa, em FM, não temos alternativa ao DAB, mas o consórcio encarregado de desenvolver o DRM anunciou que dentro de dois anos (2008-?) apresentará uma norma de adaptação ao FM.


Deixo outras notas complementares ainda sobre o mesmo encontro:

- O DRM pode significar mais que a migração para o digital. Pode representar a captação de novos públicos para a rádio, na medida em que dará mais qualidade a um tipo de emissão (Onda Média e Onda Curta) actualmente pouco escutada, especialmente pelos jovens.

- A pouca aceitação do DAB não só pelos ouvintes, mas também por parte dos fabricantes de automóveis, que têm apostado muito mais em leitores de MP3 (Ideia deixada por Rui Magalhães da Rádio Renascença)

- O DAB interessa pouco às rádios locais portuguesas, na medida em que a especificidade local da sua programação pouco terá a ganhar com os serviços oferecidos pelo DAB.

- Alguns números deixados na útil apresentação de Miguel Henriques da Anacom:

- 123 estações em OM emitem em IBOC-DSB em modo hibrido;
- Mais de uma centena de estações emite em DRM;
- 540 estações em FM emitem no modo híbrido no sistema IBOC (Norte-americano)
- O DAB em Portugal: A RDP possui 49 emissores cobrindo cerca de 85% do
do território nacional. 30 emissores no continente, 9 nos Açores e 7 na
Madeira.

Sem comentários: